terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dicas para um crescimento saudável: Cronograma Capilar

Além de cuidar do nosso couro cabeludo, devemos cuidar do comprimento e principalmente das pontas.
Crescimento capilar não é SÓ o que sai do nosso bulbo, pois de nada adianta estimular a nossa raiz se as nossas pontas e comprimento não param de quebrar, não é? O crescimento não vai aparecer.
Quando se fala em crescimento, temos que pensar em tudo isso, e não só em usar o tal shampoo que promete fazer crescer 5cm por mês.
Pra tratar disso, quem é iniciante ou tem um pouco de dificuldade, vale a pena seguir o modelo tradicional de cronograma capilar. Quando já se tem um pouco mais de conhecimento, e já sabe identificar o que o cabelo precisa, pode ir fazendo de acordo com a necessidade do momento, sem se importar se é dia ou não daquilo.

Mas o que é o cronograma capilar?
É uma serie de tratamentos que consiste em hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Pois assim como o nosso organismo, nossos cabelos precisam de nutrientes variados. Não adianta só repor a água do fio. O cabelo não se mantem só disso, é preciso nutrir e reconstruir também.
Na verdade a reconstrução é mais importante pra cabelos com químicas ou que fazem escova e chapinha constantemente. Cabelos virgens e sem agressões precisam de menos (as vezes até nem precisam) do que cabelos quimicamente tratados. Deu pra entender?

E como eu sei do que meu cabelo precisa? 
A hidratação tem a função de repor a água dos fios e reter a umidade. Se o teu cabelo tiver opaco e seco, ele precisa de hidratação. Essas máscaras vão conter em sua formulação extratos de plantas, álcool modificado, vitaminas, frutas, glicerina, e etc. Exemplo: pantenol, aloe vera, jaborandi...
Já a nutrição consiste em repor os lipídios do fio. Então se o teu cabelo tiver ressecado, com frizz, poroso e com excesso de volume, ele precisa de nutrição. Máscaras de nutrição são as mais fáceis de se identificar, pois se conter "óleo" ou "manteiga", é nutritiva. Exemplo: manteiga de karité, azeite de oliva, óleo de argan, óleo de coco, macadâmia e etc.
A reconstrução repõe a proteína do fio, por isso é tão importante para cabelos quimicamente tratados. Cabelos quebradiços, elásticos e frágeis precisam de reconstrução. Em máscaras reconstrutoras vamos encontrar queratina, proteínas e aminoácidos.

A hidratação é a parte mais importante do cronograma e todo cabelo precisa, independente se é seco, oleoso, natural ou com química. Então a nossa primeira etapa vai ser hidratação.
É importante que o cabelo esteja sempre hidratado, pois só assim as outras etapas farão mais efeito. Por exemplo: não adianta reconstruir se o cabelo não estiver hidratado. Reconstrução deixa o fio rígido demais, e se o cabelo não estiver hidratado, vai quebrar.
Sendo assim, no modelo de cronograma tradicional vamos ter: 



Lembrando que tu pode mudar de acordo com a tua rotina. Não precisa lavar o cabelo 3 vezes na semana só pra fazer o tratamento. Tu pode fazer menos, mas nunca mais. Entendido? 
Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário